Facebook e twitter serão alvos de ataques em 2010???

Conforme relatório divulgado pela McAfee labs, sites de redes sociais como facebook e twitter serão foco de atenção de criminosos virtuais em 2010. Segundo o relatório, os usuários de produtos Adobe Systems, incluindo o Acrobat Reader e Flash também estarão em risco.

Em entrevista, David Marcus menciona os perigos e cita o Koobface, um malware que
se propaga pela lista de amigos:

“Quando você clica sim para” você permite que este aplicativo acesse sua conta do Facebook, ‘você está dando o acesso da aplicação a todos os dados da sua conta do Facebook “,

“Um monte de spammers e scanmers enviarão solicitações e aplicativos falsos no Facebook e para caixas de entrada dos usuários”, disse ele. Marcus recomenda que você somente instale aplicativos a partir do Facebook, clicando em “procurar aplicações mais” no instalador do aplicativo Facebook.

Ou seja o caso é sério, assim como ocorreu com o Orkut no passado e ainda ocorre, tiveram que tomar providências, como alerta aos usuários, eliminar links, etc, o facebook hoje é alvo de pessoas má intencionadas. Portanto esteja prevenido, seja mais esperto do que aquele que tenta nos enganar!!!

Mas, os perigos não param por aí, segundo a McAfee, o Twitter é vulnerável principalmente por causa do encurtamento de URL serviços como bit.ly e tinyurl.com. O problema é não sabemos por onde passa até chegar ao objetivo final.

Além disso os criminosos estão cada vez mais minunciosos e cuidaosos em seus ataques, o que dificulta a ação da polícia. O relatório aponta para os 10 meses de investigação de “GhostNet”, que McAfee Labs descreve como “uma rede de pelo menos 1.295 computadores comprometidos em 103 países”, que “em primeiro lugar pertencia ao governo, grupos de ajuda, e ativistas.” O código malicioso foi entregue por e-mail com cabeçalhos de assuntos relacionados com o Dalai Lama e ao Tibete, de acordo com o relatório.

O relatório também menciona os alto índice de ataques contra empresas, bem como os ataques realizados contra os jornalistas de várias organizações de mídia.

Quanto aos Produtos Adobe, segundo a notícia veiculada, o relatório apresenta vulnerabilidades em especial o seu Acrobat Reader e Flash:

“Não é nada que eles (Adobe) tenham feito de errado “, disse Marcus.” Os caras maus vão para onde vão as massas” e “por causa do uso cada vez mais difundido de produtos da Adobe”. O fato é que, segundo Marcus, até mesmo os arquivos pdf podem ser infectados. Mas pelo que entendi na notícia a Adobe já está tomando providências até este janeiro.

Realmente o que podemos constatar é que os criminosos digitais estão cada vez mais sofisticados e sempre buscam novas formas de agir. Portanto precisamos sempre manter o antivírus atualizado, bem como ficar atentos à downloads e links na internet. ATENÇÃO SEMPRE !!!!
Fonte: http://news.cnet.com/8301-19518_3-10422760-238.html?tag=newsLeadStoriesArea.1

Cristina Sleiman

www.cristinasleiman.com.br

contato@sleiman.com.br